PESQUISE AQUI BATERIAS E ACESSÓRIOS COM OS MELHORES PREÇOS

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

PROJETO FÁBRICA DE BATERISTAS II EDIÇÃO: VÍDEO RESULTADO FINAL E EVOLUÇÃO DOS ALUNOS. CONFIRA!

Após o grande sucesso da 1° Edição do Projeto Fábrica de Bateristas, a realização da II Edição visou oferecer um curso gratuito de bateria para 10 jovens de baixa renda, com idades entre 12 e 18 anos, residentes no município de Ubaíra-BA. 

   O projeto se desenvolveu ao longo de 10 semanas, com aulas individuais de bateria, onde foram abordados os conteúdos teóricos e práticos. Cada aluno participou de (02) duas aulas semanais com duração de (01) uma hora cada, totalizando 20 horas por participante, e todo o curso um total de 200 horas aula.

   Os alunos participaram de aulas individuais onde foi possível aprender um pouco sobre técnicas de ritmo, coordenação, leitura musical e teoria aplicada à bateria. Além das aulas, cada participante recebeu um kit de estudo composto por um par de baquetas e uma apostila personalizada. O projeto também gerou a produção desse vídeo final do curso( minidocumentário) que detalhou a evolução dos alunos desde o 1° dia de aula até o final do curso. 

O projeto Fábrica de Bateristas II Edição, foi idealizado e coordenado por Joelson de Oliveira, popularmente conhecido como Magrão Batera, que também foi o instrutor do projeto, o que foi um diferencial muito importante, pois o mesmo é músico profissional e toca bateria a mais de 35 anos com vasta experiência e reconhecimento no meio musical por sua abordagem técnica e pedagógica. 

A parte de fotografia e filmagem foi gerida por Jackson Nascimento de Brito Santos, fotógrafo e filmmaker com significativa experiência em eventos socioculturais.

Lembrando que esse projeto é uma realização de Magrão Batera em parceria com a Prefeitura municipal de Ubaíra por meio da Secretaria de Cultura e Lei da Política Nacional Aldir Blanc(PNAB) do Ministério da Cultura.

Assista o vídeo abaixo e Compartilhe!

Vídeo reprodução: Magrão Batera 

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube CLIQUE AQUI 


quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Confira o Cronograma de Repasses do 2° Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc


Ministério da Cultura: Parte dos recursos do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc começará a ser repassado neste mês!

De acordo com o cronograma, os pagamentos às capitais será feito em dezembro de 2025. Os demais municípios receberão em janeiro de 2026.

Os pagamentos escalonados seguem um cronograma organizado para otimizar a distribuição dos recursos.

A Aldir Blanc, um marco na nacionalização de políticas culturais, visa garantir apoio contínuo a trabalhadores da cultura, entidades e projetos culturais em todo o território nacional.

Os valores a serem repassados variam conforme a população de cada município e podem ser consultados no site do MinC (gov.br/cultura).

O MinC reforça seu compromisso com a transparência e a eficiência na execução da Política Nacional Aldir Blanc, fundamental para a manutenção e o fortalecimento do setor cultural brasileiro! menos

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Projeto Fábrica de Bateristas II Edição Divulgação do período de Inscrições

Assista no vídeo abaixo, a divulgação realizada por Tetêu Som nos dias 14,15, e 16 de julho em Ubaíra, informando a toda população o início do período de Inscrições do PROJETO FÁBRICA DE BATERISTAS II EDIÇÃO. Confira!

Vídeo reprodução:  Magrão Batera Cursos (Canal YouTube)

Magrão Batera Cursos Contato: (75) 98809-1488


quinta-feira, 20 de março de 2025

Ministério da Cultura e Casa Civil reafirmam compromisso com o setor cultural e asseguram a continuidade dos investimentos da PNAB


O Ministério da Cultura e a Casa Civil da Presidência da República reafirmam seu compromisso com o setor cultural e asseguram a continuidade dos investimentos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A aplicação dos recursos da Aldir Blanc é obrigatória e o Governo Federal irá transferir integralmente os valores dos estados e municípios que cumprirem com o disposto no Decreto nº 12.409 CLIQUE AQUI .


Ainda à respeito do orçamento da PNAB que nos surpreendeu no dia de hoje, adiciono algumas informações preliminares a partir das reuniões que tivemos após a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual:

1 - Informamos que o corte nos recursos da Lei foram realizados no Congresso Nacional pela relatoria do orçamento. Fomos surpreendidos hoje com o

2 - Entretanto, a Lei Orçamentária permite que o Governo Federal faça adequação das despesas obrigatórias através de Portaria. O orçamento da Lei Aldir Blanc será ajustado pelo Governo dessa maneira.

3 - ⁠O valor que o Governo Federal vai repassar para estados e municípios em 2025 será determinado na aferição da execução dos entes em 1º de julho.

Reiteramos que apesar do valor aprovado no Congresso, o Governo Federal irá garantir a integralidade do valor dos repasses da lei em 2025.

Márcio Tavares, secretário-Executivo do Ministério da Cultura

sábado, 15 de março de 2025

Com novo Decreto, Governo Federal garante manutenção integral dos recursos da Lei Aldir Blanc


Entes deverão executar o mínimo de 60% do valor recebido no ano anterior

O Ministério da Cultura (MinC), por meio do Decreto nº 12.409, publicado nesta sexta-feira, (14) no Diário Oficial da União (DOU), está garantindo a manutenção integral dos recursos da Lei Aldir Blanc para os estados e municípios que executarem o mínimo de 60% do montante recebido no ano anterior. Isto significa que se todos os entes cumprirem estes requisitos, serão investidos R$ 3 bilhões por ano em cultura.

“Conquistamos uma grande vitória que atende à pactuação que fizemos com os Fóruns de Gestores estaduais e municipais e agentes culturais. Seguimos cumprindo nosso compromisso de fazer com que o maior investimento direto em cultura da história beneficie todo o país”, comemorou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, após encontro com o presidente Lula nesta quinta-feira, (13), quando reforçou a importância da Lei Aldir Blanc e das políticas culturais.

O secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, reforça que, com o Decreto, o que determina a quantia destinada aos entes anualmente não é a Lei Orçamentária Anual (LOA), mas o valor aferido a partir da execução de estados, municípios e Distrito Federal. Houve, também, a adequação do instrumento ao Marco Regulatório do Fomento. “É importante reforçar que não há corte de verba da Lei Aldir Blanc. Com essa medida estamos estimulando a boa execução dos recursos, com transparência e eficiência e fazendo com que os investimentos cheguem na ponta, aos trabalhadores da cultura e à população em geral que pode usufruir dos bens culturais”, explica.

Por fim, o secretário-executivo adjunto, Cassius Rosa, acrescenta que o prazo de execução até 2027 foi retirado. "A partir de agora, se as cidades e estados não conseguirem utilizar o mínimo de 60% do que for recebido em um ciclo, não haverá perda da parcela a que teria direito, o recebimento somente passará para o próximo período de medição, que ocorrerá no ano seguinte", detalha.

O próximo passo é a construção da portaria que irá regulamentar o Decreto. Esse processo também será feito em conjunto com a comunidade cultural.


Categoria: Cultura, Artes, História e Esportes

Fonte: gov.br/cultura

PESQUISE E ENCONTRE AQUI A BATERA QUE VOCÊ PROCURA